quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Começando...

Inícios podem ser difíceis, mas são necessários, imprescritíveis e ficar postergando quase nunca é a melhor solução. Não vou me alongar, porque eu nem saberia fazê-lo, então vamos direto ao ponto.

Este Blog foi criado para a divulgação de peças feitas a mão para enfeitar seu Natal, festa mais importante do ano para muitas pessoas, época de fraternidade, reuniões familiares e casa decorada.

Para os cristãos é a festa do nascimento de Cristo, para os pagãos, a festa do solstício, mas para ambos uma festa importante onde a reunião de pessoas sempre é uma característica. Apesar de comumente se dizer que a tradição da árvore de Natal decorada ter se iniciado com Martinho Lutero (1483-1546), na verdade vários povos antigos já tinham a tradição de decorar árvores em suas festas e é bem conhecido que os antigos romanos decoravam pinheiros com máscaras de Baco durante a "Saturnália", festa que era igualmente celebrada em dezembro.

Divergências e polêmicas à parte, o fato é que para diversos povos era e ainda é uma época importante do ano. Importa menos o que comemoram, mas o clima festivo e alegre que toma conta de tudo. Não é necessário ser cristão para entrar no "clima natalino", apenas um pouco de boa vontade e disposição para comemorar, senão for possível com uma grande ceia, casa ricamente decorada e toda a família reunida, celebre apenas a dádiva divina de estar vivo e, como a tradição vem do hemisfério norte, época de solstício de inverno, a renovação de forças para um novo recomeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário